Dicas e Curiosidades

Neste espaço você encontra dicas e curiosidades sobre o mundo do aquarismo!

Peixes famosos: Você sabe quais são os peixes mais populares e famosos no aquarismo ?

Bom, para apresentarmos esses peixes temos que dividir em dois ambiente distintos, o aquário de água doce e o Marinho.

No aquário de água doce temos o peixe mais popular do mundo (o cara não é fraco não...), até mesmo quem não é fanático em peixes, já deve ter visto ao menos uma vez na vida. Seja num filme, num comercial de televisão ou na casa de algum amigo.

Estamos falando do... Kinguio. Ou como popularmente é conhecido: peixinho dourado, peixe japonês, etc. Foi um dos primeiros peixes a serem criados em cativeiros.

O nome Kinguio ou Goldfish significa Peixe Dourado. A forma natural dessa espécie possui coloração cinza prateada, com tons de verde oliva, e era a forma criada em cativeiro na China há mais de mil e quinhentos anos. Os chineses perceberam que alguns exemplares nasciam com uma coloração diferente, mais clara, e começaram a separá-los, dando origem à primeira forma de piscicultura ornamental da história, junto às carpas.

Atualmente existem dezenas de variedades domésticas de kinguios, obtidos através do cuidadoso cruzamento de exemplares selecionados. Mais ou menos como os chineses fizeram há milhares de anos na obtenção do kinguio dourado. Exemplares com características “interessantes” são selecionados e reproduzidos a fim de manter tal característica. O resultado de todo esse trabalho durante vários séculos é uma diversidade enorme de formas, tamanhos e cores originadas à partir de uma única espécie: Carrassius Auratus.

Membro da maior família de peixes de água doce do mundo, os kinguios são ciprinídeos (mesma família das carpas) de águas lentas a paradas. De forma geral pode atingir tamanhos entre 20 à 30 cm, e pesar mais de 1 kg. Com essas informações parece não ser adequados se coloca-los naqueles aquarinhos redondinhos, né?

Os kinguios quando colocados em ambientes propícios (espaço, qualidade d'agua, alimentação e temperatura adequada) chegam a viver mais de 20 anos.

Fatores como resistência, comportamento pacífico, variedades de cores e formatos, dão ao kinguio diversas razões para serem os peixes mais famosos e colecionados há tanto tempo.

Já no marinho, não foi à toa que o Peixe Palhaço foi escolhido para protagonizar o filme Procurando Nemo.

Os peixes palhaços são peixes marinhos conhecidos no mundo todo por terem sido extensamente pesquisados por biólogos atraídos por sua beleza encantadora e seu comportamentos singular de interação com as anêmonas . São muitas vezes os primeiros a habitar os nossos aquários por serem considerados resistentes, de preço acessível, além de serem os mais simpáticos. Os palhaços parecem chamar nossos olhares. Eles se exibem, nos conquistando pela cor, pelo jeito que nadam, parecem estar namorando a gente com seu olhar cativante.

A origem do nome Palhaço vem do seu colorido exuberante, do seu jeito engraçado de nadar ondulando a cauda e fazendo movimentos para cima e para abaixo com a cabeça, quase sem sair do lugar.

Existem muitas curiosidades e dúvidas a seu respeito, como por exemplo:

O peixe Palhaço precisa de uma anêmona para viver?

Eles vivem muito bem no aquário sem a presença de uma anêmona. Já na natureza os peixes palhaços não são só predadores, eles também acabam fazendo papel de presa e são devorados por peixes maiores, arraias e tubarões. Como estratégia de proteção eles se especializaram em se refugiar nos tentáculos das anêmonas sem serem capturados por elas. Os palhaços conseguem enganar as anêmonas, pois são capazes de modificar a composição de sua mucosa corporal produzindo uma mucosa idêntica à que a anêmona tem nos tentáculos. Isso os tornam invisíveis à percepção da anêmona, que se transforma então em um esconderijo ideal. Mas devemos também frisar que existe uma simbiose entre as partes, funcionado para os palhaços como proteção e os mesmos deixam depositados todo resto de alimentos nas anêmonas .

Outra curiosidade a respeitos desses peixes espetaculares é a maneira como se formam os papais e as mamães Nemos. Quando olhamos simplesmente para eles não sabemos diferenciar se é um Peixe Palhaço macho ou fêmea, pois as diferenças são somente internas. Entretanto, é fácil de serem formados os casais, pois são peixes hermafroditas. Ou seja, possuem os dois sexos e tem capacidade de mudarem conforme o necessário. Isso só é possível porque os peixes, enquanto jovens, não definem o sexo, ou seja, eles nascem com capacidade para serem machos ou fêmeas. Se o local onde ele vive existir uma fêmea , e a fêmea é dominante, todos os outros permanecerão machos até que aquela fêmea morra ou migre com um dos machos para outro lugar, aí então o macho maior do grupo se modifica em fêmea e assume a postura da antiga fêmea. O que significa que se colocarmos dois peixes juvenis juntos em um mesmo aquário, o maior deles se tornará fêmea e o outro macho.

Então vocês concordam que esses dois carinhas: o kinguio e o peixe palhaço merecem realmente a famas de peixes mais famosos e populares dos aquários?

Se vocês tiverem dúvidas ou querem mais informações a respeitos desse peixes ou outras espécies, não deixe de entrar em contato com nossa equipe.



Segunda a Sexta - 09h às 19h
Sábados - 09h às 18h
Domingos - 09h às 12h
(exceto feriados - sem expediente)

Rua Itália, 347, Jardim Cica
Jundiaí - SP | Fone: 11 4607-8800
contato@bixodagua.com.br